top of page
  • Foto do escritorCamille Holmer

Investir em gente é sempre o melhor caminho


Jovens engajados e satisfeitos com o seu trabalho

Já parou pra pensar que mesmo com o avanço das tecnologias e da inteligência artificial as pessoas continuam sendo muito relevantes para o resultado da sua empresa? Gente quer e gosta de ser atendido por gente! 


Alguns autores como Simon Sinek afirmam que se você não entende de pessoas, você não entende de negócio, e se você parar para pensar, é isso mesmo. Então, a reflexão que trago aqui é: como sua empresa tem tratado esse “recurso” tão valioso para o sucesso do negócio? 


Cada vez mais o departamento de RH precisa ser visto como um setor que se bem gerido e pensado estrategicamente traz lucro. Isso mesmo, lucro!  


Pessoas engajadas e que sentem orgulho de pertencer se dedicam muito mais ao trabalho, tem senso de dono e compromisso com a marca que representam. Isso faz com que seu cliente seja bem cuidado e seu negócio decole. Porém, para que isso aconteça é fundamental que você atraia colaboradores que compartilhem dos mesmos valores da sua empresa, que falem sua língua e que foquem no que você considera relevante, ou seja, você precisa ter um RH que entenda e se preocupe com o sucesso do negócio e não apenas em cumprir os prazos e as obrigações legais exigidas. Precisa ter um olhar mais sistêmico e ampliado para o negócio, isso fara com que ele saiba atrair e selecionar as pessoas certas paras vagas, que consiga discutir com os gestores das áreas as melhores formas de treinar, motivar e engajar os colaboradores, reduzir a rotatividade e fazer com que as pessoas desejem ficar e crescer na sua empresa.  


Então, investir na qualificação do seu RH é uma demanda urgente para esse ano. São esses profissionais que irão te ajudar a pensar em como seus líderes farão de sua equipe um time vencedor. E esse é outro ponto chave para o seu sucesso. As pesquisas mostram que a maioria das demissões são causadas porque os líderes que não deram atenção suficiente para as necessidades das pessoas, a falta de feedback, de empatia e reconhecimento podem fazer um talento procurar outra empresa para se dedicar. 


Treinar os líderes para serem gestores de gente será o ponto crucial para que você reduza os custos com mão de obra e retenha os bons colaboradores. 


Líderes fortes fazem times fortes e como diz o treinador Bernardinho “liderança não é sobre ser o melhor é sobre fazer todos ao seu redor se tornarem melhores”. 

Comments


bottom of page