top of page
  • Foto do escritorCamila Maranhão

Investir em treinamento pode ser o antídoto para a rotatividade


Um grupo de pessoas assistindo atentos a um treinamento

Há quem ainda acredite naquela máxima que dizia que treinamento era “despesa”. Se você é uma destas pessoas, não se preocupe que vou te ajudar a mudar este mindset. Ao ler este texto, vou comprovar que treinamento é investimento, algo necessário e vital para seu negócio continuar pulsando e obtendo bons resultados.

Vou começar falando de uma das maiores dores dos empresários no cenário atual: a alta rotatividade. Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) revelou que o Brasil registrou um aumento de 56% no turnover em final de 2022, colocando o país com o maior índice de rotatividade do mundo. A rotatividade é onerosa, diminui a produtividade das equipes e impacta negativamente a moral dos funcionários restantes.

Um importante antídoto que pode ser usado para frear a constante substituição de funcionários é o treinamento. Através da oportunidade de desenvolvimento e aprendizagem, os colaboradores se tornam mais aderentes às mudanças necessárias, aprimoram suas habilidades, ampliam seu entendimento sobre aspectos comportamentais e autoconhecimento além de potencializar seus resultados.

Outros benefícios do treinamento também são percebidos na promoção de uma cultura de trabalho mais positiva e inclusiva além de incentivar uma comunicação mais transparente entre líderes e liderados. Quando as relações no ambiente de trabalho se tornam mais seguras, abrem-se os caminhos para o comprometimento e engajamento dos colaboradores, evitando pedidos de desligamento.

Todas estas vantagens trazidas pelo treinamento vão de encontro aos principais requisitos desejados por quem está no mercado de trabalho, segundo a startup brasileira Talent Academy. O que os colaboradores hoje buscam não são apenas altos salários, este quesito sequer aparece entre os top 5. Eles buscam um ambiente de trabalho desafiador, no qual eles possam crescer pessoal e profissionalmente; desejam estar alinhados com seu propósito, ou seja, que seu talento esteja construindo algo relevante dentro da organização; e por fim, querem autonomia, direcionamentos claros que permitam liberdade nas formas de realização das tarefas.

Desta forma, estou convencida que treinamento é um forte aliado para a diminuição do turnover, trazendo melhorias tão significativas no ambiente de trabalho e na produtividade a ponto de tornar as empresas atrativas para reter seus talentos. Camila Maranhão Especialista em desenvolvimento humano

1 visualização0 comentário

Comments


bottom of page